o segredo (parte II)

by


A passear pelo ouvido afinando dei com um vídeo. Lembrei-me que há muitos anos, uma pessoa que conheço (e que por respeito não nomearei, mas que de agora em diante chamarei João), me disse que andava a preparar uma performance envolvendo uma bicicleta. A dita performance seria uma surpresa, por isso andava a mantê-la no segredo dos deuses.

Uma performance numa bicicleta. Fiquei curiosa.

O João tem bicicleta, gosta de andar de bicicleta e usa-a muitas vezes como meio de transporte para curtas distâncias, mas tendo em conta a pessoa que é (homem sério, com uma certa idade e pouco dado a maluqueiras - acho) também eu andei a anos a pensar que raio de performance andava a preparar. Confesso que a primeira coisa que imaginei foi que um dia, num ato de rebeldia, João se passearia nu pela cidade a dar ao pedal, enchendo de orgulho a esposa, os filhos e os netos.

Não quis insistir… muito. Mas andava a roer-me. Recentemente perguntei ao João: “João, para quando a tua grande performance?”. João, que há-de rondar os setenta e muitos, sofre de artrose, colesterol alto e outras maleitas próprias da idade, disse-me: “Está para breve”. Tendo em conta a avançada idade de João, tinha algum receio que lhe desse o badagaio e levasse para a cova o segredo (deitando por terra a possibilidade de outro excelente best-seller). Insisti um bocadinho. O risco de poder ser assombrada por João, se isso acontecesse, era real. Se me dissesse bem, se não, não voltava a tocar no assunto.

E lá me disse que um dos seus sonhos é aliar duas das coisas que mais gosta de fazer na vida: tocar o seu instrumento musical, enquanto anda de bicicleta. Achei maravilhoso. Prefiro vê-lo a andar de bicicleta com o seu instrumento musical, do que vê-lo a pedalar com o seu instrumento ao léu.
 
E depois vi este vídeo e lembrei-me desta história. Lembro-me muitas vezes desta história. Faz-me sorrir. Quando vir o João vou-lhe mostrar este vídeo (produzido por Ninian Doff: “Golden Tree” por Martin Brooks)




E depois o ouvido afinando falava também dos Norton. Uma banda portuguesa. Boa música. E um clip com bicicletas.


O ouvido afinado dá-me muitas bicicletas. E dá-me mais coisas.