BANALIDADES 9.

by

silvia calles

post de moda:



BANALIDADES 9. coisas feitas com AMOR. como as refeições (ainda que sejam congeladas e pré-cozinhadas). ou este blog (que já tem 4 leitores e por isso ocupa um veículo ligeiro de 5 lugares) ou as viagens (mesmo que sejam ali à esquina). ou esta loja delicada, onde uma rapariga chamada silvia vende ilustrações e vestidos a quem dá nomes próprios. Apaixonei-me por um vestido, à primeira mirada, que se chama “ La Niña Fantasma”. nunca tinha tido uma peça de roupa com um nome próprio e é maravilhoso. pendurei-o num cabide, num sítio mesmo em frente aos meus olhos, para poder olhar para ele todos os dias

dantes, escondia as coisas-bonitas para só as ver de vez em quando e não me cansar da sua beleza (aconteceu-me com uma saia, que entretanto deixou de me servir). passava os meus dias a olhar para coisas feias ou mais ou menos. mas agora, que estou quasequasequasequasequasequase a chegar à maioridade, percebi que o belo não cabe dentro de espaços fechados, mesmo que sejam muito herméticos. por isso, passei as últimas horas a tirar dos compartimentos fechados todos os belos que tinha guardado e tenho-os espalhados pela casa, mais ou menos, à altura dos olhos ----- mais coisa menos coisa, três metros e trinta e quatro de altura (que é daqui até aqui).

um dia, apesar de ter 2 mãos esquerdas, com 3 dedos engolidos por tubarões (1 dedo e meio por mão) vou fazer vestidos e vou-lhes dar nomes. é uma novidade. em 398 anos de vida nunca tinha pensado em fazer coisas com nomes próprios. o primeiro vai-se chamar mariana barbatana, por causa dos 3 dedos (1 e meio por mão) que me faltam nas duas mãos esquerdas, devorados por tubarões-leões. e mariana, por ser uma 1. [Botânica]  Planta solanácea do Brasil ou 2. Relativo à Virgem Maria ou ao seu culto.

preocupa-me, no entretanto, conseguir enfiar a linha na agulha, ainda que ache que por vezes, esta dificuldade tem mais a ver com o tamanho do buraco, do que com a firmeza da mão. Mas se não conseguir fazer vestidos, faço outra coisa qualquer, com os 7 dedos restantes nas duas mãos esquerdas. mesmo que não sejam coisas banais e mesmo que perca mais uns dedos pelo caminho.


"la niña fantasma" à direita