Dona de Casa Zesperada

by

Quando me preparava para sair da casa dos pais, uma das minhas preocupações foi ter umas noções de culinária, para me poder desenrascar com algo mais que pão e iogurtes.

Os ovos já os tinha mais ou menos dominados. Massa cozida também, assim como os grelhados. Mas havia uma espécie culinária que me provocava muitas dúvidas: o arroz! Como raios se mete uma chávena numa panela e esta aparece cheia? Um longa conversa de café deu-me uma noções básicas...

Por sorte fui morar com mais 3 criaturas. Duas delas até tinham jeito para a coisa e a outra ou era tão manca como eu para a culinária, ou então disfarçava bem.

A mais versada delas nas artes culinárias "abriu" há pouco um blogue, que está a ficar com imensos fieis seguidores. São receitas fáceis, com um toque diferente, e saborosas. Aqui fica o link: http://www.sabores-agri-doces.blogspot.com/.

Mais de 10 anos passados, ainda há gente que fica surpreendida quando cozinho. Como se de repente descobrissem algo altamente improvável para a minha pessoa. E continuo a ser gozada, por muitos, pelos meus resultados culinários. Deduzo que há imagens que jamais se apagarão da memória de alguns...

Mas continuo sem desistir, apesar de não fazer muito bem às unhas das mãos e deixar maus cheiros no cabelo, e hoje resolvi inovar na cozinha. Até correu bem e por isso quero partilhar a minha receita, um pouco inventada:

PEIXE LUMINOSO&ARROZ RELAXADO
(para 4)
Peixe:
6 Filetes de Peixe (à escolha e sem espinhas)
Alho
Limão
Pimenta
Sal
Salsa
Sementes de Sésamo

Arroz:
2 chávenas de Arroz Agulha
Azeite
Cebola
Furikake
Sal

Temperar o peixinho cortado aos pedaços com sal, limão, salsa, alho e pimenta. Numa sertã alhinho e azeite, deixar fritar um chiquinho e meter o peixe até ficar alourado. Quase no fim acrescentar sementes de sésamo na sertã. Fritar tudo mais um pouco.
Para o arroz fazer um esturgido de cebola, fritar um pouco o arroz e colocar 4 chávenas de água. Deixar ferver a água e depois cozer no mínimo. O resultado terá de ser um arroz branquinho, ligeiramente empapado (não era para ser, mas até correu bem). Depois misturar o arroz com um condimento japonês que se chama Furikake (algas, peixinhos, vegetais secos e desidratados, tudo em pedacinhos muito pequenos.)
Uma saladinha ao gosto do freguês, pegar numa malguinhas para servir o arroz em meios círculos (comme il faut) - nos pratos ou travessa - e o peixe numa travessinha.
Estava bom!
Furikake